31 de outubro de 2006

Splash

O que exatamente vem à sua mente quando olha para essa foto? Talvez pense... Quero provar dessa bebida; quero mergulhar numa piscina; estou com sede; quero curtir a vida; queria ser esse copo (essa só pode ser de um universo paralelo); quero saber quem tirou essa foto e como... Enfim, mil e uma alternativas. Para fazer uma foto splash de qualidade são necessários inúmeros clicks em seqüência a fim de capturar o momento exato do splash no copo (neste caso).

Não posso deixar de mencionar um dos maiores fotógrafos reconhecido mundialmente – o talentoso Tony Genérico. Especializou-se em still life e people, e produz os mais incríveis splashes. Depois de décadas de sucesso nos EUA, voltou ao Brasil incrementando nosso mundo publicitário com sua habilidade artística natural unida aos sofisticados recursos tecnológicos de hoje.


"Um dos segredos da arte da fotografia é a capacidade de capturarmos momentos únicos, e eternizá-los."

V

Blueberry Muffins

Tenho que admitir que um dos mais gostosos muffins é feito com Blueberries (frutas silvestres de tom azulado), conhecidas aqui no Brasil como Mirtilos. Receita fácil de preparar e que certamente chama a atenção de qualquer pessoa. Perfeita para o café da manhã:

Ingredientes
¼ xícara de manteiga
2 ovos
½ colher (chá) de sal
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara de leite
2 xícaras de blueberries

Modo de Fazer
Pré-aqueça o forno. Unte e enfarinhe a forma de muffins. Misture a manteiga, ovos, sal e o açúcar. Misture a farinha com o fermento, e despeje aos poucos à primeira mistura, adicionando o leite também. Coloque a baunilha, e finalmente as blueberries. Despeje na forma e leve ao forno por 25 minutos.

Saboreie com moderação!


V

29 de outubro de 2006

Na Moranga... Em Trancoso

O restaurante Capim Santo nasceu para trazer o clima do sul da Bahia para São Paulo. E como uma boa nativa da Bahia, sou suspeita ao escrever sobre este descoladíssimo restaurante que provoca aquela sensação do ritual culinário à beira-mar, com peixe grelhado e caipirinha. O ambiente descontraído e acolhedor do restaurante, com sua arquitetura leve e despojada, muita madeira e um jardim arborizado, remete às casas de veraneio de Trancoso. É o que atrai a clientela, além do saboroso cardápio contemporâneo brasileiro salpicado de iguarias baianas. A cozinha é pilotada pela talentosa chef Morena Leite.

Um dos pratos mais saborosos que já provei no Capim Santo foi o Camarão na Moranga com Mandioca Frita... Anote aí:

Retire a tampa da moranga e todas as sementes. Passe um pouco de sal em todo os seu interior. Embrulhe em papel alumínio e leva ao forno por 1 hora ou até espetar com um garfo e a moranga estiver macia.

Refogue 500g de camarão com 1 colher (chá) de azeite de dendê, 2 dentes de alho amassado e 2 cebolas picadas. Ainda no fogo, acrescente uma pequena porção de pimentão verde, vermelho e amarelo fatiado, 3 tomates picados, sal e pimenta branca a gosto. Por último, acrescente 1 xícara de leite de côco, 1 xícara de creme de leite e 1 colher (chá) de salsinha. Retire do forno e coloque o refogado de camarão dentro da moranga.


A mandioca é cozida com sal, descascada e cortada. Depois, frite. Adicione sal a gosto.

Aventure-se, e prepare essa receita em casa!

V

27 de outubro de 2006

Blueberries - Frutinhas Azuis

Inspirada pela cor azul - minha favorita – acabei escolhendo essas belíssimas fotos da versátil fruta silvestre de tom azulado chamada Blueberry. Originária dos Estados Unidos e do Canadá, raramente é encontrada na Europa, apesar de ser cultivada em algumas partes da Escandinávia. Existem atualmente cerca de 30 espécies distintas de blueberries. No Brasil, já podemos encontrar essas delícias nos mercados locais.

Por ter um sabor acentuado e quase cítrico, a blueberry pode ser usada numa variedade de receitas como tortas, suflês, muffins, pães, geléias, e até mesmo em molhos para acompanhar carnes. Em breve estarei passando algumas receitas preparadas com blueberries... Aguarde!

Interessante: Essas frutinhas azuis são reconhecidas por conterem uma riquíssima qualidade de componentes químicos e vitaminas. O mais importante são os antioxidantes, ou flavonóides. As blueberries contêm o dobro da quantidade de antioxidantes presentes no espinafre, e o triplo em relação às laranjas.


V

26 de outubro de 2006

Festa de Massas III: Fettuccine com Pesto

Essa massa achatadinha chamada fettuccine fica deliciosa com esse molho de cor verde intensa - o famoso Pesto.

Você deve usar sempre ingredientes frescos e de boa qualidade. Para preparar essa delícia basta colocar numa tigela os ingredientes básicos, ou seja, folhas de manjericão, dentes de alho, pinoles, queijo parmesão ou romano ralado e azeite de oliva extravirgem; e socar bem. A textura ideal do molho pesto deve ser levemente granulada. Misture o molho pesto à massa de fettuccine cozida.

Para acompanhar, nada melhor do que esse pão italiano fatiado e levemente tostado chamado Bruschetta. Coloque sobre as fatias já tostadas, tomate picado, folhas de manjericão fresco e gotas de azeite de oliva.

Bom apetite!!


V

24 de outubro de 2006

Suflê de Chocolate

Preparar suflês não é uma tarefa fácil... Mas não deixa de ser prazerosa! O segredo é não deixe as claras em neve “descansar” para não perderem o volume, e nem abrir o forno antes do tempo requisitado na receita. Tente essa receita básica e deliciosa:

Ingredientes
170g de chocolate meio-amargo

140ml de creme de leite fresco
5 gemas
5 claras
2 colheres (sopa) de conhaque
3 colheres (sopa) de açúcar
Açúcar para polvilhar a tigela
Açúcar de confeiteiro para polvilhar o suflê

Modo de Preparar

Derreta o chocolate com o creme de leite em fogo baixo. Acrescente as gemas, uma a uma, misturando bem. Acrescente o conhaque e reserve. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar. Junte o chocolate com as claras, misturando delicadamente. Coloque a mistura em uma fôrma para suflê, untada e polvilhada com açúcar. Asse em forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 10 minutos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva imediatamente.

Bom apetite!


V

22 de outubro de 2006

Saudável Green Tea

Para quem ADORA comida japonesa como eu, também poderá se interessar em saber um pouco mais sobre Chá Verde (ou Green Tea). Recentemente lendo a respeito de chás, descobri que embora originalmente da China, o chá foi levado ao Japão através de monges que viajavam entre os dois países. Curiosamente, o chá verde foi o único chá que se popularizou no Japão, tornando-se a bebida mais consumida do país, superando refrigerantes e bebidas alcóolicas.

O chá verde também é produzido em outros países da Ásia, inclusive em produtores tradicionais de chá preto, como Índia e Ceilão, mas com técnicas diferentes das japonesas. Fora da Ásia, devido à imigração japonesa, o chá verde também é produzido no sudeste do Brasil, particularmente no estado de São Paulo.

A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

Interessante: O chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando por exemplo, no combate ao câncer e ao envelhecimento. O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitaminas C, K, B1 e B2.

Moral da história: Mantenha sua jovialidade e relaxe saboreando o saudável chá verde!

V

21 de outubro de 2006

Merengue, Morangos e Chantilly

Uma das minhas sobremesas favoritas é a combinação perfeita de morangos (pode ser preparado com qualquer fruta silvestre), côco ralado, merengue e chantilly, criada por uma das pessoas mais importantes da minha vida - minha mãe. Fica simplesmente divina... de dar água na boca mesmo!

Para quem é fascinado com qualquer um desses ingredientes, experimentar essa receita será um verdadeiro prazer! Veja a receita completa no site da renomada e premiadíssima
Nigella Lawson. Entre seus vários livros, posso destacar o best-seller em culinária “How to Be a Domestic Goddess”. Aproveite para ver o formidável programa de TV Receitas de Nigella no canal da GNT no Brasil.



Tenha uma gostosa leitura!

V

19 de outubro de 2006

Mignon & Mostarda

A cidade de São Paulo é, sem dúvida nenhuma, um sonho gastronômico para os apreciadores de uma boa mesa. Chefs jovens e habilidosos se destacam por suas receitas engenhosas preparadas nos vários restaurantes espalhados pela cidade. Por exemplo no Na Mata Café, tive o prazer de provar o Mignon ao Molho Mostarda preparado pela talentosa chef Rita Lobo. Simplesmente delicioso!

Você pode preparar o molho mostarda num piscar de olhos: leve ao fogo brando numa panela pequena 3 colheres (sopa) de creme de leite fresco, 1 colher (sopa) de vinho branco, 2 colheres (sopa) de mostarda dijon, 1 colher (chá) de azeite extravirgem, sal e pimenta branca moída. Misture levemente até começar a borbulhar. Retire do fogo e cubra os filés mignon.

Para acompanhar, nada melhor que uma refrescante Salada de Rúcula, Prosciutto e Pêssegos. Claro
que o vinho tinto não pode faltar, por tanto recomendo um Merlot... ou ainda o notável Malbec argentino da região de Mendoza, com suas notas características de ameixa e anis, que deixam o paladar sedoso.

V

17 de outubro de 2006

Adoradores de Frutas Silvestres

Definitivamente alguém tem que me ajudar a controlar esse meu impulso... Não consigo parar de comprar essas lindas cestinhas recheadas de frutas silvestres, também conhecidas como frutas vermelhas (amoras, framboesas, morangos, blueberries, etc.). Além de serem bonitas de se ver, ficam deliciosas nas mais diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. A minha adoração por essas frutinhas vermelhas começou há muito tempo atrás, quando experimentei uma torta maravilhosa feita com massa doce caseira, recheada de crème anglaise e coberta de frutas silvestres variadas.

Pura tentação!!

Ingredientes para o crème anglaise: 500 ml de leite, 1 fava de baunilha cortada no sentido longitudinal, 6 gemas e 75 g de açúcar. Prepare assim: Ferva o leite com a baunilha. Bata muito bem as gemas com o açúcar até a mistura crescer e ficar branca. Junte o leite e leve ao fogo baixo para cozinhar, sem deixar ferver. Espere esfriar antes de servir, ou colocar na massa da torta.

V

16 de outubro de 2006

Pudim, Flan, Custard

Rápido, fácil de preparar e o mais importante: super saboroso!
O Pudim de Leite é um doce tipicamente brasileiro que deixa o paladar aveludado e com a sensação de quero mais...

Para preparar a calda de caramelo: Coloque 3 colheres de açúcar em uma panela pequena e leve ao fogo, misturando até derreter. Cubra o fundo de uma forma de pudim com a calda de caramelo.

E para o pudim:
Coloque no liquidificador 4 ovos, 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite e uma colher (chá) de extrato de baunilha. Bata até formar uma espuma. Despeje sobre a calda de caramelo na forma. Leve ao forno baixo, em banho-maria, por 50 minutos. Deixe esfriar antes de retirar da forma.

Bom apetite!!


V

Festa de Massas II: Pasta Putanesca

Quando menina adorava ir à casa de uma família italiana amiga dos meus pais para saborear a famosa Pasta Putanesca preparada por eles. Quem já experimentou... Nunca esquece!

E se você ainda não experimentou, aí vai a receita. Bom apetite!

Ingredientes

500g de espaguete cozido ´al dente´
1/2 xícara de chá de azeite de oliva
6 dentes de alho em lascas
500g de tomates maduros sem pele e sem sementes, picados
2 colheres de sopa de salsinha picada
1/2 maço de folhas de manjericão picadas
6 filés de anchovas
6 azeitonas pretas sem sementes picadas
1 colher de sopa de orégano
Sal a gosto

Como Preparar
Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho. Junte os tomates e cozinhe até desmanchar um pouco. Acrescente o orégano, a salsa, as azeitonas, as anchovas e o manjericão. Coloque a massa em um prato refratário e despeje o molho. Sirva bem quente.


Para acompanhar: Baguetes fresquinhas, fatiadas e embebecidas em azeite de oliva extravirgem, e um vinho tinto encorpado como o Cabernet Sauvignon que se caracteriza pela cor vermelha relativamente intensa e pelo aroma típico apimentado.

V

13 de outubro de 2006

Coffee Cake

Inspirada por uma tranqüila tarde passada na chácara de uns amigos, criei essa bela composição de fotos (macieira em flor, maçãs vermelhas e coffee cake de maçã e canela). Cercada por dezenas de árvores frutíferas, acabei não resistindo, e decidi preparar para a turma toda alguns coffee cakes os quais são perfeitos para servir acompanhados de um bom café ou chá da tarde.

Veja abaixo como é fácil e rápido preparar uma deliciosa receita de coffee cake:

Ingredientes

2 ½ xícaras de farinha de trigo
2 ½ xícaras + 1 colher (sopa) de açucar
4 ovos
1 xícara de óleo
1 colher (sopa) de fermente em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
1 maça com casca

Modo de Preparar

Descascar e cortar a maçã em pedaços pequenos (reserve a casca). Polvilhar os pedaços da maçã com açúcar e canela. Numa tigela colocar a farinha de trigo e o fermento em pó. Bater no liquidificador os ovos, o óleo, a casca da maçã e o açúcar. Misturar ao restante dos ingredientes na tigela. Adicionar os pedaços da maçã, e misturar levemente. Colocar numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha (para não grudar). Levar ao forno baixo por uns 30 minutos.

Bom apetite!

V

Dark Chocolate... Irresistível!

O chocolate meio-amargo (ou dark chocolate) é sempre um sucesso a parte quando falamos de sobremesa. Para os adoradores de chocolate, a pecaminosa Sobremesa Surpresa de Chocolate é uma receita rápida e, definitivamente infalível quanto aos gemidos de satisfação que podem ser tirados de cada pessoa que provar essa delícia!

Simples de preparar... Anote a receita para 4 pessoas:


5 gemas
1 xícaras de creme de leite fresco
1 xícara de chocolate meio-amargo picado
1 colher (sopa) de licor de café, como Kahlua

Coloque as gemas numa tigela e misture com um batedor de aço; separe. Coloque o creme de leite e o chocolate numa tigela pequena, leva ao fogo em banho-maria para derreter por mais ou menos 1 minuto. Retire do fogo, e misture levemente com o batedor de aço, até ficar com uma consistência macia. Gradualmente misture esse chocolate às gemas batidas, e leve ao fogo novamente em banho-maria, por uns 5 minutos. Adicione o licor de café. Despeje em pequenas taças ou ramekins. Leve à geladeira para gelar. Também pode ser servido quente!

Para um paladar apurado, o chocolate meio-amargo pode substituir o chocolate ao leite em receitas como tortas, mousses, cheesecakes, tartles e pudins.


Hummmm!

V

12 de outubro de 2006

Canela & Tea Time

Escrevi sobre Datas Especiais anteriormente, e voltando ao assunto, vou contar uma história que aconteceu comigo, e que certamente você já passou por algo similar, uma vez na vida (pelo menos). O aniversário de uma amiga de infância se aproximava, e eu queria muito presenteá-la com algo especial e diferente do típico top fashion ou do acessório de prata.

Depois de passar por várias lojas, e nada de encontrar o presente certo... Comecei a me desesperar. E quando chegamos nesse ponto, a criatividade e a memória são ferramentas essenciais. Então, decidi "tirar do baú" algumas lembranças, pensei em coisas que ela gostava, algo que a fazia sorrir, que a deixava com água na boca. Enfim, lembrei da famosa Canela... Minha amiga era simplesmente fascinada por essa especiaria usada como condimento e aromatizante.

Ao passar em frente a uma pequena loja de Cestas & Presentes, com uma das vitrines mais bem montadas que já vi, sabia que tinha encontrado o lugar. Tive uma sensação súbita de alívio. Ufa! Impressionante o bom gosto na exuberância das cores, na beleza das peças escolhidas, e no gracioso e convidativo layout daquela vitrine. Imediatamente parei o carro, e marchei em direção à terapia (que a maioria das mulheres compartilha comigo) - a terapia da compra. Ajudada por uma atendente simpática, selecionei algumas peças para uma cesta de café da manhã, ou melhor, de chá, pois a preferência da minha amiga por chá era evidente tendo morado um bom tempo em Londres onde Tea Time fez parte de sua rotina.

Começamos a montagem da cesta com uma linda e colorida peça de chá de cerâmica, diferentes tipos de chás, chocolates e biscoitinhos amanteigados, canela, um mimo de pelúcia e um livro de culinária. Tudo feito com muito capricho... Nem preciso dizer que minha amiga adorou o presente!

V

8 de outubro de 2006

Paella

Quando você escuta a palavra “Mediterrâneo” o que exatamente vem a sua mente? Me escreva contando...

Eu penso na deliciosa Paella, prato típico espanhol originado na cidade de Valencia. A base dessa receita é a gostosa mistura de arroz, carnes e frutos do mar, tudo muito bem temperado com açafrão. Pode ser preparada de inúmeras maneiras, mas a panela mais rasa de duas alças que caracteriza a Paella, não muda. Veja na foto acima.


Para acompanhar a Paella, sugiro um vinho tinto mais frutado, envelhecido em barril de carvalho e extremamente aromático, como o Rioja (principalmente o Reserva).

A maioria dos vinhos Rioja é definida pela forma com que envelhecem. Vinhos levando etiquetas Crianza devem envelhercer pelo menos dois anos, um deles no barril de carvalho. Vinhos Reserva devem envelhecer pelo menos três anos, um deles no barril. E os Gran Reserva devem ser envelhecidos pelo menos cinco anos, sendo dois deles no barril.


A região espanhola de Rioja pode até ser mais remota, mas se você aprecia vinho, comida e paz, não pode deixar de conhecer! Você encontra excelentes chefs nessa região cozinhando e experimentando novas técnicas e apresentações para suas receitas, sempre inspirados pela sofisticada culinária Basca. Mas ao mesmo tempo, continuam a usar os ingredientes marcantes e sabores rústicos, presentes e típicos dessa lindíssima região.

V

6 de outubro de 2006

Majestosa Cor Violeta

Essa foto foi tirada usando a folha de um repolho roxo. Incrível, não acha? Parece até um tecido mais delicado e sofisticado como a seda, por exemplo. Note só o “movimento” e a “maciez” que quase conseguimos sentir com essa foto macro. Majestosa!

Violeta é considerada a cor metafísica. É também a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. Segundo estudos de cromoterapia, a cor violeta é excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. Traz poderes mentais. Deve ser usada para combater a insônia. Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando usada em excesso acaba provocando manias e fanatismo. Sugere-se usar às quintas-feiras (dia de Júpiter).

V

5 de outubro de 2006

Festa de Massas I: Pasta ao Limone

Hoje vamos comemorar a estréia dessa festa com um dos meus pratos favoritos: Pasta ao Limone.

Lembro bem de ter provado essa deliciosa receita (preparada com massa penne) no restaurante Spot em São Paulo, e nunca mais fui capaz de pedir outra opção qualquer do cardápio. É simplesmente primoroso como o chef prepara esse prato! O sabor cítrico do limão misturado ao creme de leite fresco usado para fazer o molho deixa o paladar com uma sensação refrescante e agradável. Para acompanhar essa massa, Steak ao Poivre é uma ótima opção, e de entrada a Salada Ceasar com croutons frescos (não use aqueles de caixinha... faz diferença sim). Para finalizar, nada melhor do que uma tortinha de sorvete de creme e chocolate meio-amargo.

Bom apetite!!

V

Utensílios

Como todo bom profissional, utilizar as ferramentas adequadas é essencial para alcançar um bom resultado. Não seria diferente na cozinha. Ter os utensílios certos e à mão, além de ser mais funcional, sempre facilita o processo de preparação de sua receita, e do resultado final.

Meu utensílio favorito – o batedor de aço - é excelente para misturar massas de bolos, tortas, docinhos (especialmente brigadeiro), sopas, cremes, e por aí vai... Deixa uma consistência mais macia, quase aveludada, e impede que aquelas indesejáveis pelotinhas se formem na massa.

Encontrei um site com boas dicas dos utensílios básicos de cozinha os quais você não pode deixar de ter em casa. Aproveite!

V

3 de outubro de 2006

O Feitiço da Maçã

Escolhi o título acima inspirada por essa bela foto que remete à minha infância e me faz lembrar da meiga-sofrida-triste-feliz história da “Branca de Neve e os Sete Anões”. Toda história de Walt Disney reflete os dois lados, o bem e o mal, na tentativa bem sucedida até então, de mostrar aos menores (crianças e adolescentes) assim como aos adultos, que sempre teremos escolhas em nossas vidas, e que as tentações serão muitas. Mas se cultivarmos nossa boa índole e integridade de caráter, o bem é irrefutável e prevalecerá, aconteça o que acontecer. E quem já não pensou em sucumbir à tentação da oferta de uma suculenta maçã?! Tudo é uma questão de escolha...

Agora algumas dicas sobre uma das melhores receitas, na minha opinião, feita com maças – a irresistível Torta de Maça (ou Tarte Tartin). Essa torta pode ser preparada com maças vermelhas ou verdes, mas a calda de caramelo deve ser bem fininha e a massa semidoce pode ser trocada pela massa folhada que deixa qualquer pessoa com aquele gostinho de “quero mais”!

Interessante: Sabia que a maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, através da ingestão de apenas uma maçã por dia? Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também tem um efeito acentuado para emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.

V

1 de outubro de 2006

Festa de Massas (ou Pasta Party)

As boas idéias sempre surgem dos momentos mais inusitados e inesperados!

Ontem durante o jantar, recebi uma ligação de uma amiga muito querida, mas como estava terminando a refeição, me desculpei e disse que ligaria de volta logo após o jantar. Foi o que fiz. Quando ela atendeu, imediatamente me perguntou o que eu tinha preparado para o jantar. Respondi: - Massa!
Sem hesitar ela me deu a excelente idéia de começar uma rotina com postagens de deliciosos pratos de massa. Então, decidi criar a Festa de Massas (Pasta Party), onde uma vez por semana estarei escrevendo sobre um tipo de massa com seus acompanhamentos como molho, vinho, etc, etc.


Agora, é só aguardar!

V