27 de maio de 2007

Risoto e Vieiras

Adoro risoto! E com essa onda fria que veio para ficar, nada melhor do que preparar um delicioso risoto acompanhado de vieiras grelhadas.

Para arrematar, dê preferência a um vinho branco italiano, mais leve e equilibrado, como o Pinot Grigio. Fantástico!

Escolhi uma receita de Risoto de Abóbora e Sálvia, com seu sabor marcante e levemente adocicado, serve muito bem 4 pessoas:

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo

1 kg de abóbora japonesa
10 folhas de sálvia
1,5 l de caldo de legumes (se for usar cubos, dissolva apenas 2)
1 cebola picada
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma assadeira, de preferência anti-aderente, com 1 colher (sopa) de azeite. Lave a abóbora sob água corrente. Sobre uma tábua, descasque-a com cuidado e corte ao meio. Retire as sementes e as fibras e corte-a em cubos.


Numa panelinha, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Depois que a manteiga derreter, desligue o fogo e reserve. Disponha os cubos de abóbora numa assadeira e pincele com a manteiga derretida. Tempere com sal e pimenta-do-reino e polvilhe com as folhas de sálvia. Leve ao forno e deixe assar por 40 minutos.

Numa panela, coloque o caldo de legumes e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo. Em outra panela, coloque 1 colher (sopa) de azeite e leve ao fogo médio. Quando aquecer, junte a cebola picada e refogue, mexendo bem, até ficar transparente. Acrescente o arroz e refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture até evaporar. Coloque uma concha de caldo de legumes e mexa bem. Quando o caldo secar, acrescente mais uma concha e repita o procedimento até o risoto ficar no ponto ou até acabar o caldo. Junte a abóbora assada e os sucos que ficaram na assadeira e mexa bem. Por último, acrescente o queijo parmesão e misture bem. Sirva a seguir.

V

22 de maio de 2007

Coconut Cream Pie

Essa cremosa torta feita com coco ralado, ovos e creme de leite fresco é de tirar o fôlego, e repetir sem vergonha nenhuma...

O sabor tropical enriquece a receita a qual faz com que essa torta seja bastante apreciada e consumida em vários paises, principalmente nos EUA. Experimente:

Ingredientes
2 xícaras de creme de leite fresco
1 xícara de leite
2 ovos
¾ xícara de açúcar
½ colher (sopa) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal
1 xícara de coco ralado, tostado
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pacote de biscoito maria triturados
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara de creme chantilly

Prepare Assim
Misture bem os biscoitos com a manteiga e forre o fundo de uma assadeira média redonda. Amassando delicadamente as laterais e o fundo. Separe.

Em uma panela média, junte o leite, creme de leite, ovos, açúcar, farinha e o sal. Misture sempre, em fogo baixo, até obter fervura. Remova do fogo, e misture ¾ xícara do coco ralado e a baunilha. Despeje sobre os biscoitos na assadeira, e leve a geladeira por umas 4 horas, ou até que esteja firme.

Retire da geladeira, coloque o chantilly por cima e o restante do coco ralado.

Bom apetite!!


V

16 de maio de 2007

Patês Variados

Se você está planejando receber alguns amigos em casa, e ainda não sabe o que preparar para o aperitivo, que tal alguns patês variados? São sempre muito bem-vindos.

Especialmente quando feitos em casa mesmo e com ingredientes frescos, oferecem sabores mais intensos e complexos como o Patê de Gorgonzola. Sirva com torradinhas feitas com pão italiano, barquetes, ou ainda verduras cruas como endivas, cenouras, pepinos, pimentões vermelho e amarelo, tudo bem cortadinho.

Junte os seguintes ingredientes em um processador (ou liquidificador) e bata até obter uma massa homogênea, não muito mole, para preparar o Patê:

150g de cream cheese Philadelphia
100g de ricota
1 colher (sopa) de conhaque
½ xícara (chá) de creme de leite

Usando um pouco de criatividade e acrescentando cor e sabor ao patê, veja algumas variações...

Patê de Tomate Seco
200 g de tomate seco
2 colheres (sopa) gergelim torrado

sal
Junte o tomate seco, gergelim torrado e o sal a gosto ao patê.

Patê de Frango
1 peito de frango cozido e desfiado
½ xícara (chá) do caldo do cozimento do frango
cheiro verde picado
sal
Junte o frango desfiado, o caldo, o cheiro verde e o sal ao patê.

Patê de Azeitonas Verdes
200 g azeitonas verdes sem caroço
ervas finas picadas (tomilho/manjericão/sálvia)
sal

Patê de Manjericão e Nozes
2 colheres (sopa) de manjericão
nozes picadas
Junte o manjericão à pasta do processador. Ao servir, salpique as nozes.

Patê de Damasco
100g de damascos secos, picados
Junte os damascos ao patê. Ao servir, decore com uma folhinha de salsa ou endro (dill).

Patê de Gorgonzola
150g de gorgonzola
2 colheres (sopa) de cebolinha
pimenta-branca a gosto

V

10 de maio de 2007

Fajitas

Uma onda fria se aproximou e os termômetros começaram a mostrar temperaturas bem mais baixas do que se esperava. Que delícia... Adoro clima frio!

E como se sabe, o desejo de provar receitas mais quentes aumenta. E não estou falando somente de temperatura, mas de tempero mesmo. Assim, pensei em preparar um prato típico mexicano com bastante condimento e tempero – as Fajitas.

Ingredientes
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de soy sauce (molho de soja)
100g de chilis picados e sem sementes
1 alho amassado
molho de pimenta
500g de peito de frango, cortado em tiras
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1 cebola
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
suco de ½ limão
tortilhas

Prepare Assim
Numa tigela, misture o molho inglês, vinagre, soy sauce, chilis, alho e molho de pimenta. Coloque as tiras de frango e deixe marinar por 30 minutos. Aqueça o óleo numa frigideira grande em fogo alto. Adicione as tiras de frango e cozinhe por 4 minutos (se tiver uma grelha, melhor). Adicione a cebola e os pimentões picados, e cozinhe por mais 5 minutos. Remova do fogo, e tempere com o suco de limão. Aqueça as tortilhas mexicanas antes de servir.


Para sobremesa, Macaroons feitos com coco ralado, ou ainda um fabuloso Pavê de Bombom.

V

7 de maio de 2007

Suflê de Batata

Nesse final de semana, resolvi preparar um Suflê de Batata para matar as saudades da época em que parentes moravam no estado de Idaho nos EUA, e sempre que vinham nos visitar na Califórnia, traziam as gigantescas e suculentas batatas para prepararmos suflês. Veja a receita abaixo:

Ingredientes
500g de batatas cozidas com sal
200g de manteiga
1/2 xícara de creme de leite
5 ovos
sal, pimenta-do-reino e noz-moscada

Prepare Assim
Bata as batatas em purê depois de cozidas, coloque o creme de leite aos poucos, mexendo sempre. Acrescente a manteiga derretida, as gemas, sal, pimenta-do-reino e noz moscada. Misture bem. Levemente acrescente as claras batidas em neve. Asse em forno médio por uns 45 minutos.

Bom apetite!

V

3 de maio de 2007

Mousse de Chocolate

Depois de um prolongado e delicioso feriado, nada como provar o inesquecível sabor de “quero mais” da também deliciosa Mousse de Chocolate!! Com o passar dos anos aprendi que o que faz a diferença nessa excelente mousse é, com certeza, escolher um chocolate meio-amargo de boa qualidade. Nesta receita clássica, o vinho do porto pode ser substituído por rum ou conhaque.

Mousse de chocolate


90g chocolate meio-amargo
1 cálice de vinho do porto
1 colher (sopa) de manteiga
3 ovos grandes, separados

Coloque o chocolate picado em uma tigela com o porto e derreta em banho-maria, tomando cuidado para não deixar o vapor chegar na mistura. Misture o chocolate derretido e acrescente a manteiga em temperatura ambiente. Mexa e deixe descansar um pouco. Acrescente as gemas. Bata as claras em neve, até formar picos. Misture aos poucos as claras à mistura de chocolate, tomando cuidado para não quebrar as bolinhas de ar. Coloque em potinhos e leve para gelar por no mínimo duas horas antes de servir.

Delicie-se!

V