20 de dezembro de 2007

Terra & Mar

A combinação de sabores provenientes do mar e da terra é, no mínimo, intrigante e curiosa.

Durante um final de semana ensolarado na praia, resolvi experimentar a mistura de Mariscos com Alcachofras e Feijão-de-lima com Steak au Poivre, acompanhados de aspargos na manteiga.

Para preparar os mariscos, basta colocá-los numa panela funda com água fervente por alguns minutos, ou até que abram (sempre descarte os que não abrirem durante o cozimento). Escorra a água e junte um pouco de vinho branco, ervas finas, sal e pimenta branca a gosto. Adicione corações de alcachofra e
feijão-de-lima e cozinhe em fogo baixo por uns 10 minutos, ou até que os feijões estejam macios. Retire do fogo e sirva.

Dica

Uma boa escolha de vinho para acompanhar ambos os pratos, e criar uma harmonização adequada, seria um merlot como o Korta Barrel Selection Merlot 2004... Este vinho de cor vermelha rubi é frutado, de bom equilíbrio, suave e cremoso. Sua madeira aporta notas tostadas e rústicas que lhe conferem um bom final na boca.

V

11 de dezembro de 2007

Sobremesas em Taça

Uma forma criativa e harmoniosa de servir sobremesas de diferentes sabores, para um grupo de amigos ou familiares, é usar taças de diversos tipos e tamanhos, como de vinho branco, vinho tinto, champagne, margherita, tequila ou martini.

Além de agradar a todos, pois as porções são individuais, o visual fica incrivelmente atraente e uma surpresa agradável a cada colherada!!



Basta sobrepor as camadas dos ingredientes nas taças escolhidas... Sim, leva um pouco mais de tempo para preparar, mas vale muito a pena!! Veja algumas excelentes opções:

Açaí – açaí, creme de banana e geléia de mirtilo
Limão – base crocante, creme de limão, creme caramelo, julienne de limão
Maracujá com Coco – mousse de coco, gelatina de maracujá, cocada com maracujá
Chocolate – brownie, mousse de chocolate, raspas de chocolate ou crocante
Frutas Silvestres – creme holandês, geléia de frutas vermelhas
Coffee Break – creme holandês, brownie, mousse de café, creme de chocolate
Gianduia – creme gianduia, farofa de avelã
Pistache – mousse de pistache, creme de chocolate
Avelã – bolo de chocolate, mousse de avelã, crocantes, mousse de chocolate
Manga – pão-de-ló, mousse de manga, coullis de manga
Banana – mousse de banana com gengibre
Papaia – mousse de papaia, gelatina de cassis
Duplo Chocolate – mousse de chocolate meio-amargo, mousse de chocolate branco
Goiabada – mousse de cream cheese, compota de goiaba

Bom apetite!

V

7 de dezembro de 2007

Férias pede Massa!!

As férias de verão começaram! E a criançada agora tem mais tempo para apreciar as refeições feitas em casa (seja na cidade, na praia ou no campo) e com muito carinho. Massa é um dos pratos favoritos do meu filho, especialmente quando uso a massa Penne. Experimente essa receita de Penne com Creme de Espinafre e Queijos... fácil, rápida e simplesmente deliciosa!!

Ingredientes
250 g de macarrão penne
1 colher (chá) de manteiga
¼ de cebola picada
1 dente de alho picado
125 g de espinafre picado
¼ xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
½ colher (chá) de páprica doce
½ colher (chá) de noz-moscada
100 g de requeijão
1 colher (sopa) de parmesão ralado
2 colheres (sopa) de catupiry
2 colheres (sopa) de creme de leite
sal e pimenta-do-reino a gosto


Preparo
Numa panela média, coloque 2 litros de água e leve ao fogo. Quando ferver, acrescente o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Reserve. Lave muito bem as folhas de espinafre sob água corrente. Com uma faca afiada, corte as folhas em fatias finas e reserve. Numa panela média, acrescente a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, coloque a cebola e refogue por 2 minutos, mexendo sempre, ou até que fique transparente. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto sem parar de mexer. Em seguida, mexa por 1 minuto a cada nova adição de ingredientes: o espinafre picado, a farinha de trigo e o leite. A seguir, junte a páprica doce, a noz-moscada, o sal e a pimenta-do-reino. Retire do fogo, acrescente os queijos e o creme de leite e mexa novamente. Com uma colher, divida o macarrão em dois pratos. Espalhe o molho sobre o macarrão e sirva quente.



Para acompanhar, sirva morangos cobertos com chantilly!!

V