31 de março de 2008

Mais Bacalhau



É sempre uma festa quando recebo receitas de amigos, principalmente quando experimento e gosto. Imediatamente vem uma vontade incontrolável de colocar aqui no blog para que você também possa preparar e saborear o novo prato. Nesse caso, temos a receita do delicioso e tradicional Bacalhau à Brás, enviada diretamente de Portugal por minha querida amiga Teresa Caldas.

Como estamos falando de comemoração e festa, aproveitei para convidar alguns amigos para experimentar esse apetitoso bacalhau. E antes de servir o prato principal, montei alguns aperitivos: torradinhas com
fois gras e pistaches caramelizados, e um mix de nozes, amêndoas, passas, amendoim, castanhas-de-caju e cranberries desidratadas.

Para acompanhar, escolhi um vinho branco espumante - o Prosecco. Perfeito!

Bacalhau à Brás

2 postas grandes de bacalhau
2 ou 3 cebolas
batata frita palha
6 ou 8 ovos
leite
salsa
azeite de oliva extra-virgem
azeitonas pretas
rodelas de laranja (opcional)

1. Escalde as postas de bacalhau para ser fácil desfiá-las pois convém fazer isso enquanto ainda estão quentes.
2. Numa frigideira grande, frite as cebolas cortadas em rodelas juntamente com folha de louro e alho picado a gosto. Quando a cebola estiver transparente, junte o bacalhau desfiado para fritar um pouco e misturar com o sabor da cebola. Deixe dourar.
3. Junte a batata palha e misture tudo muito bem.
4. Bata os ovos com um pouco de leite e adicione à mistura do bacalhau. Depois de tudo misturado, cozinhe em fogo brando, mexendo sempre para ficar tudo envolvido sem agarrar ao fundo e sem deixar secar demais. O aspecto final é tudo muito bem misturado e úmido.
5. Sirva quente e salpicado de salsa picada e azeitonas pretas. Se desejar, decore com rodelas de laranja.

Serve 4.

V

19 de março de 2008

Pão-de-ló: Toda Leveza Será Castigada

Posso dizer que sou fã incondicional do pão-de-ló, um bolo levíssimo de tom amarelo claro, que pode ser degustado de diversas formas, usando recheios e coberturas de diferentes sabores. Versatilidade é o nome do jogo nesse caso!

Experimentei uma nova receita (facílima, diga-se de passagem) que descobri no site da Kraft e não resisti em repassá-la aqui, ligeiramente modificada:

Ingredientes
1 pacote (50g) de pudim instantâneo sabor baunilha
1 lata grande de abacaxi em pedaços, drenado
1 xícara de creme de leite fresco, batido
1 lata de doce de leite
1 caixa (450g) de mix bolo pão-de-ló
10 morangos frescos

Preparo
Numa tigela, misture o abacaxi, o pudim e o doce de leite. Adicione gentilmente o creme de leite fresco, batido em picos. Reserve. Prepare e asse o pão-de-ló conforme instruções do fabricante. Deixe esfriar e corte horizontalmente em três camadas. Alterne as camadas de pão-de-ló com a mistura de abacaxi conforme ilustrado na foto acima. Leva à geladeira por umas 2 horas. Antes de servir, decore com os morangos.


V

10 de março de 2008

Mais Sobre Risotos

Risoto como prato principal é sempre muito prazeroso, prático e gostoso de preparar. Em poucos minutos, e com alguns ingredientes que apetecem ao paladar de quem irá saboreá-lo, você consegue preparar esse prato cremoso e suculento de origem italiana.

Os ingredientes que você escolher servem mais como complemento do sabor, pois a textura que prevalece é a do próprio arroz. Sendo assim, antes de fazer risoto você precisa conhecer os tipos certos de arroz italiano para risoto que são ricos em um tipo de amido chamado amilopectina (amido que dissolve com o cozimento formando um creme).

As variedades de arroz mais usados para fazer risoto são o arbório (grãos perolados e gordos que produzem um risoto espesso), o vialone nano (grãos menores e mais resistentes, com menor concentração de amilopectina, produz um risoto com grãos mais duros e a liga mais rala) e o carnaroli (talvez o melhor de todos pois possui a semente resistente e uma grande quantidade de amilopectina que produz um risoto bem cremoso com grãos bem firmes).


Agora mais dois saborosos risotos pra você, anote:

Risoto de Alcachofra, Queijo de Cabra e Ervilhas

2 colheres (sopa) de manteiga
½ cebola picada
2 xícaras de arroz arbóreo
1 xícara de ervilhas
120g de coração de alcachofra em conserva, picados
100ml de vinho branco
1,5 l de caldo de legumes (se for usar cubo, dissolva apenas 2)
120g de queijo de cabra

Leve uma panela com o caldo ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível. Reserve. Em uma panela média coloque 1 colher de manteiga e doure a cebola. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Adicione o vinho branco e deixe reduzir. Com o auxílio de uma concha, coloque aos poucos o caldo de legumes e mexa até o arroz ficar al dente. Acrescente a alcachofra e as ervilhas, continue mexendo. Desligue o fogo e pode acrescentar mais 1 colher de manteiga e o queijo de cabra. Mexa até o queijo e a manteiga desmancharem. Sirva imediatamente.


Risoto de Gorgonzola e Pêras

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
5 colheres (sopa) de gorgonzola
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
½ cebola picada
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1,5 l de caldo de galinha (se for usar cubos, dissolva apenas 2)
2 pêras
parmesão ralado
pimenta-do-reino

Leve uma panela com o caldo ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível. Descasque as pêras e corte-as em fatias de 1 cm espessura. Corte as fatias em tiras de 1 cm de largura e as tiras em cubos de 1 cm. Transfira os cubos para uma tigela e regue com o suco de 1/2 limão para que as pêras não escureçam. Misture bem e reserve. Numa panela, acrescente o azeite e leve ao fogo baixo. Quando estiver quente, coloque a cebola picada e mexa bem por cerca de 4 minutos ou até que fique transparente. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação durante 15 minutos, sempre em fogo alto. Acrescente o queijo gorgonzola e as pêras escorridas à panela do risoto e misture bem. Desligue o fogo, acrescente a manteiga sem misturar e tampe a panela. Tempere com a pimenta-do-reino, de preferência moída na hora, mexa o risoto vigorosamente, polvilhe com o queijo parmesão e sirva imediatamente.

V

4 de março de 2008

Cuque (Coffee Cake)

Quando tenho um tempinho sobrando adoro tomar um café ou chá acompanhado de um pedaço de bolo polvilhado com farofa – o famoso Coffee Cake (ou Cuque). Especialmente se o recheio levar banana ou alguma outra fruta para complementar o sabor do bolo. Simplesmente impossível comer um pedaço só... Hummmm!

Cobertura
1 xícara (chá) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) rasas de canela em pó
3 colheres (sopa) de manteiga
6 bananas nanicas (opcional)

Dica
As bananas podem ser substituídas por 3 xícaras de frutas vermelhas (como morangos ou framboesas) ou mirtilos, ou ainda por uvas vermelhas.

Preparo
Descasque as bananas e pique em rodelas. Reserve. Coloque a manteiga numa tigela e leve ao microondas para derreter. Em outra tigela, junte o açúcar, a farinha de trigo, a canela em pó e a manteiga derretida. Misture com as mãos até obter uma farofa. Reserve.

Massa
4 ovos 3 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de maisena
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de açúcar

Preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC (forno médio para baixo). Unte uma fôrma de fundo removível de 22cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com um pouco de farinha de trigo. Reserve. Peneire a farinha de trigo e a maisena, e reserve. Numa batedeira, junte as gemas, o açúcar e a manteiga e bata por 5 minutos em velocidade alta ou até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha de trigo, a maisena e o fermente, alternando com o leite. Bata por mais uns 2 minutos até a massa ficar bem misturada e macia. Retire a massa da batedeira e reserve. Lave muito bem as pás e a tigela da batedeira. Coloque as claras e bata até o ponto neve. Incorpore-as delicadamente à massa reservada e misture com uma colher. Na fôrma untada, despeje a massa, cubra com a fruta e polvilhe com a farofa. Leve ao forno pré-aquecido para assar por aproximadamente 1 hora ou até que a massa comece a se desprender da lateral da fôrma e a superfície fique dourada. Retire do forno e sirva quente ou fria.

Experimente servir as fatias acompanhadas de uma bola de sorvete de creme!!

V